20 de set. de 2010

James Brown - Live at the Apollo Theatre (62)

Tem algumas coisas que realmente ficam marcadas na vida da gente e outras nem lembranças mais temos; isto talvez seja por causa da própria proteção que a mente humana levanta pra poder sobreviver.......os bons momentos são mais saudáveis de serem armazenados em nossos "hds".

Uma das lembranças mais marcantes que tenho foi quando tomei meu primeiro contato com a música negra norte-americana, mas espere ai, não estou falando de "brack" e nem de "aí brou"; e me desculpem se pareço discriminador, mas estou falando de "Black Music, Funk e Soul Music"; músicas de verdade feitas por músicos de verdade e que sabiam exatamente onde "beber" pra transformar aquelas emoções todas em sonoridade e passa-las de geração em geração.

Foi mais ou menos assim:
-Alguns amigos negros até o último fio de cabelo, estavam mais adiantados que eu e eram um pouco mais velhos e um dia me chamaram pra ir num salão paroquial que ficava próximo ao cruzamento de duas das principais ruas de sampa, a Rebouças com a Brasil.
A principio não entendi o que faríamos num salão de igreja num final de tarde de um sábado, mas como eu não tinha nada melhor pra fazer resolvi dar umas voltas (pelo menos serviria pra distrair um pouco e a companhia era agradável).

Ao chegar lá foi uma surpresa porque o salão estava com luzes coloridas, vidros cobertos, e até a famosa "estrobo" estava lá dependurada e o som já estava rolando......eu fui me encantando em ver aquela "negrada" chegando com roupas coloridas, cabelos "black-power" e sapatos plataforma, mas o que mais me chamava a atenção era a batida, o som ensurdecedor de uma música inebriante.O que era aquilo, quem era e o principal......como eu nunca tinha ouvido antes??????

Bem essa introdução toda foi a forma que encontrei de mostrar como foi meu primeiro contato com James"Dynamite"Brown e sua interpretação marcante, seu swing fantástico e sua energia a flor da pele que poucos conseguiram ou conseguem chegar próximo e quem dirá imitar ou apenas copiar.

James Brown esse é o cara!!!!!!!

Sucessos e mais sucessos, uma vida de shows, drogas e "black-music" muita música negra sim, muito "funk" e principalmente muito "soul"........explico:
-A musica negra é o som, o funk é o gingado e o soul é a alma negra, branca, mestiça ou incolor....isso mesmo sem cor....o som não tem "cor" ele tem "cores" e as mais variadas possíveis e graças a "negros" como James Brown, hoje posso dizer que tive o prazer de ouvir, dançar e sentir a verdadeira musica universal.

Resolvi dividir esse momento ao som desse show fantástico gravado em 62 no famoso Apollo e colocado na praça em 63 e já remasterizado em 68 e ai por diante sabe-se lá qtas outras edições, onde só músicos de verdade puseram os pés; considerado um solo sagrado para a música negra e universal e chamo a atenção para os pequenos detalhes como a apresentação, as conversas e principalmente a marca registrada de "Mr Dynamite", o seu bom humor.Obs: Nem sei mais qtas vz deletaram este post, mas pra começar uma semana,tô nem aí,rs....

7 comentários:

  1. aí amigo visite www.musicamidiaetecnologia.blogspot.com, e seja parceiro.

    textos, artigos, livros e muito mais no universo musical

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o que dizer?!
    Qualquer apresentação do JB é sempre um show. Eu comecei pelo caminho inverso, digamos. Fui ouvir música negra dos anos 50 e 60 depois de já ter ouvido muita coisa. Mas que beleza que foi, derrepente pareceu como que tudo "realmente" tivesse algum sentido na música.
    Algum sinônimo para "gênio"?? Hmmm, não, deixa assim mesmo, acho que define bem James B.

    Um quebra costela macanudo pro vivente aí! (aproveitando o 20 de setembro)

    ResponderExcluir
  3. Caramba, preciso descobrir o jeito de trazer o Dio pra cá, ele só aparece qdo o Omar manda alguma novidade,rs
    Agora com o James ele deu as caras, nossa, me senti envaidecido agora,rs
    Saudades irmãozinho, sempre, fica em paz
    Bjs no Diego pra Lu e pra ti guri,rs
    Enjoy!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Túlio duberaba10:32 PM

    Olá, sempre q posso venho até aqui no SM hoje não foi diferente principalmente quando vi James Brown!! Iria até sugerir de vc postar + na frente aquele outro show de 68 ou 69 tmb histórico. Mas o problema é, não consigo baixar + nada pelo rapidshare de grátis. Agora é só pra assinante conta premium? Se vc souber me esclareça por favor. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Blz amigo?
    Pra mim tá normal apesar das frescuras do rapid, ô lugarzinho xarope aquele, mas experimenta aqui
    http://www.megaupload.com/?d=SCUZZ81V ou aqui http://www.easy-share.com/1909396902/0040.rar qqr coisa me dá um toque ok?
    Mais pra frente vamos ver o que acho mais do Homem,rs
    Enjoy!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ih, que fria que eu fui me meter... hehehe
    Que isso meu irmão, acontece que as vezes até pra postar um comentário de valor aqui falta inspiração. Só que quando venho aqui e dou de cara com alguma coisa que realmente me chama atenção (seja por mérito da banda, de quem postou ou pelo meu gosto mesmo), aí a coisa "frui", hehe
    E olha que eu tô na fase Black Sabbath e afins, mas mesmo assim não tem como deixar passar batido James Brown....

    ResponderExcluir
  7. ré,ré,ré achei o caminho,agora tá ferrado comigo...e não volte pra ver!!!
    Enjoy!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir