30 de out. de 2010

Peter Gabriel "Venue Coliseum, St Austell 28-Aug-1988"

Como sempre o velho lobo pensava em fazer outras coisas e tem outras à fazer,mas aí veio a inspiração de fazer uma postagem de uma banda feminina que à muito me comprometi.

Mas não é que nada funciona como quero aqui na alcatéia, ela tem vida própria?

Parece que entre o "querer" e o "fazer", algo se move com mais força e mudo completamente de direção e percurso; o raciocínio fica rápido (ou torto sei lá) e mais ainda as emoções e me aparece nítidamente o que devo fazer e o porque!

O que segue abaixo é mais uma de minhas histórias sem ordem cronológica em muitos momentos e sem a obrigação de ser uma biografia, é só a forma como enxerguei à época os fatos o que nem por isso significa que foram inventados.Em primeiro lugar porque talvez este seja pra mim e pra minha geração um dos ícones de todo um movimento do rock, o chamado por alguns de "progressive rock theater" e como bom inglês a dramaticidade de poetas e escritores fervia em seu sangue.

Sou um apaixonado por sua música, sua voz, sua vida e o ser humano que ele é, apesar que após ter formado junto com aqueles bunda moles o Genesis, qdo começou a brilhar demais e devanear tb demais devido ao consumo excessivo de drogas, foi sacado na maior com a anuência do "dono" Tony Banks.

Afinal ele não estaria correspondendo ao objetivo da banda que queria seguir outros rumos e aquele lá que se julga baterista dizia "sentir vergonha" das "fantasias e palhaçadas" que Gabriel fazia nas apresentações e que isso estaria desviando os fãs para outras vertentes!!!!!!!!!!Bem, enquanto o Genesis lança dois bons discos ainda com a assinatura do "louco Gabriel" o "Trick e o Wind", nosso anjo Gabriel ia caindo no mais profundo dos infernos envolvido em sua própria loucura e em sua baixo auto estima (este termo é esquisito não?).

Ainda assim a banda que ele havia fundado ou ajudado a fundar antes que me apedrejem
e elevado a categoria máxima da música mundial lançava mais uma coletânea de cacos da época Gabriel intitulada "Seconds Out" (muito boa por sinal), um ao vivo com um baterista de verdade o magnifico Chester Thompson e o guitarrista Daryl Struemer (um monstro que segura por anos a peteca deixada pelo Hackett sem o mesmo brilhantismo) auxiliando os três remanescentes a reinterpretarem um resumo do que foi o Genesis até ali.

Claro e me desculpem porque não estou falando de Genesis e sim de Gabriel, por isso não me interessa neste momento a sequência certa, datas de saídas e entradas de alguém e sim a história que quero dividir neste post.Dadas as explicações, Peter Gabriel vai se recuperando e se levantando e corre uma história que o Phill Collins ajudou e muito nisso, montando um estúdio, financiando suas produções (que até teatro fez)e teria sido um dos maiores auxiliadores à sua saída do mundo das drogas (o que não se confirma e duvido muito).

Só que os defensores do anãozinho infernal esquecem que Peter Gabriel tinha e tem direito à sua parte da grana da "Genesis Foundation" que não era e não é pouco, me pareceu mais uma jogada de marketing do chamado "tio patinhas" da música título dado à ele prq era esbanjador compulsivo será,rs?

Bem, e o Peter se reencontrando e o Genesis desmoronando apesar que tenho amigos e amigas que adoram a fase do Phil e juro que respeito as opiniões por isso aqui são só minhas opiniões e minha visão da história e como gosto cada um tem o seu.....!!!

Ele vai do teatro até como terapia para discos "solo" sempre muito bem acompanhado e começa novamente a mostrar quem era a cabeça e o coração do Genesis, enquanto o Phil ganhava grana a rôdo, lançando musiquinhas babas pra tocar em fms, o Mike lança sua super hiper banda "Mike and the Mechanics" de um super hiper sucesso, que nem lembro o nome e o genial Tony Banks, grava jingles e toca clássicos como convidado de algumas orquestras e faz pontas em alguns discos de amigos........Bom, resumindo bem por alto, Peter Gabriel se refez totalmente, ao ponto de fazer shows de duas horas sem tocar uma só música do Genesis, e quem viu o show que já citei aqui, o "Live in Milano 2003" sabe bem ao que me refiro.

Ele arma uma teatro fantástico, com um palco onde tudo fica embaixo e enquanto toca com seus músicos (e não sua banda como muitos citam por aí) a produção sobe bateria, desce uma engrenagem onde ele e sua filha são suspensos e cantam caminhando de ponta cabeça presos por cabos!!!

Ele anda de bike no palco ao contrário do giro que o palco dá; os "Blind Boys of Alabama" sobem solfejando sentados em cadeiras pelo meio do palco e etc e etc, enfim, uma obra prima digna da loucura de um gênio que perguntou ao seu produtor com toda simplicidade do mundo: - Estou a tanto tempo sem fazer estas super produções, será que ainda conseguiremos público pra um estádio tão grande?

E vc assistindo o show percebe a alegria até infantil dele quando sobe ao palco sendo ovacionado e o público gritando seu nome, enquanto ele fica saltitando na mesma batida e sorrindo antes de começar a abertura solo.

Lotação esgotada todos os dias com quase o mesmo número do lado de fora; aquilo que podemos chamar de consagração por quem sabe: "o público dele".

E daí pra frente só subindo, ainda lançando movimentos sociais de sucesso com outras feras, e mesmo qdo já no ápice da volta, não abandonou seus ideais de um mundo melhor.Sempre dou crédito quando trago de outro lugar o material, mas como alguns fãs clubes se acham donos do artista, eu bem que tentei me comunicar, explicar, e fazer contato, mas eles se preocupam só com as fotos deles com o Gabriel e mostrar pra todos que são amigos do cara e etc.

Isso me torrou o saquinho e como é uma gravação anônima é de domínio público e por isso não creditei de onde veio, mas garanto que é raríssima, razoávelmente bem gravada, e de um momento ímpar na vida e na carreira desse ser humano fantástico e dessa fênix que muito me orgulha ter aprendido a amar e seguir.

Qto ao fato que citei sobre bandas, é que alguns desavisados costumam levar os posts pra outros blogs e desconhecendo totalmente a história tentam criar outra; por isso é que explico porque um disco do Levin que postei foi colocado em outro lugar e ainda disseram que o álbum era bom prq a banda do Gabriel estaria tocando com ele!!!!!

Bem, mais uma vez recorro ao making of do show de Milão onde o Gabriel diz textualmente: "- ...graças ao espírito de amizade e profissionalismo de Tony Levin, conseguimos os melhores músicos do momento e se não fosse por ele, quem sabe como seria?".Aí está documentado, o depoimento do "cara", sobre tocar com amigos e a imagem acima tb demonstra isso e nesse bootleg, a formação da banda caracteriza mais ainda a incoerência de alguns que querem ser espertos e se fazer as custas do trabalho dos outros.

Qualquer um tem prazer em tocar com o Peter, e ele sempre chama pessoas diferentes pra agradá-los e agradecê-los pela fidelidade e amizade que não teve da banda que ajudou a fundar e o Tony Levin estava gravando um disco e iria iniciar uma mini tourné qdo o Gabriel o chama e ele simplesmente para tudo e diz: "Qdo voltar continuamos de onde paramos".

E pra fechar com chave de ouro em 2008 Gabriel é convidado pra uma tourné com o Genesis, ele aceita mas eles saem sós, num show que tenho e assisti; muito triste aliás, onde Phil está com menos voz ainda, Chester envelhecido na batera com uma cara triste não lembrando em nada momentos vividos e só Daryl na guitarra segurando a onda com uma alegria e técnicas contagiantes para todos, menos pra Mike e Tony que aparentam enfado de ali estarem, sabe?

Sem alma!!!!!!

Que bom que o Gabriel não foi!!!!!

Disseram que por diferenças de datas não haveria compatibilidade, mas ele mesmo disse que seria um prazer reunirem-se de novo, e eles tb disseram que estava tudo certo mas nosso invejoso personagem adiantou a tourné por alguns motivos e .....?
Date 28-Aug-1988
Venue Coliseum, St Austell
Country England

David Rhodes on guitar
Darryl Jones on bass
Manu Katche on drums (um dos maiores bateristas que já vi e ouvi)
David Sanscious on keyboards
Youssou n'Dour on vocals
Shankar on double violin and vocals
And the legendary Nusrat Fateh Ali Khan on vocals

1 Intro / Across The River 11:17
2 African Shuffle (A different drum) 06:06
3 Red Rain 05:50
4 Don't Give Up 07:53
5 No Self Control / Band Introductions 09:28
6 Islamic Offbeat (Of these hope) 10:32
7 Sledgehammer 06:20
8 In Your Eyes 11:51
9 Biko 09:57
Total Running Time : 1:19:14

Enjoy!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Pô cara! Que falta de respeito com os músicos do GENESIS, VOCÊ é músico?

    ResponderExcluir
  2. Porque se eu for musico eu posso criticar? Senão eu não tenho competência pra gostar ou não?
    Ah vc tá de brincadeira né?
    Primeiro: aqui na net cada um usa um avatar e vc é quem? Te chamo de Plopes? Ok, eu sou o Dead, e daí se eu sou músico? Se vc visitasse aqui com mais frequencia saberia que desde a década de 70 eu de alguma forma estou envolvido com a música e inclusive na formação de algumas bandas conhecidas ou não, mas o que isso me qualifica ou desqualifica?
    Temos aqui na alcatéia, advogados, escritoras, pintores, pedreiros, alunos, professores, pretos, brancos, azuis e amarelos e daí?
    Se eles não são músicos não podem gostar ou não de uma banda e expressar suas opiniões? E vc? é músico? Quais bandas tocou, participou ou como eu; quais montou? Vc já morou em vários paises e viveu de música e com músicos? Conhece bandas e músicos pessoalmente? Entrevistou músicos famosos hj e os tem como amigos? Bem, pouco importa não acha? Ou assim eu posso expressar minha opinião e mostrar o quão mau carater foram com o Gabriel? Prq o que me importa deixei claro no post e desde o inicio do blog em 2008 e em outros que participei, prq álém desse simples espaço onde expresso minha opnião e brinco com os amigos, tb participei de blogs muito bons e sempre fui sim questionado devido a minha forma de expressar e não minha competência ou não em gostar ou me expressar. Eu poderia nem colocar seu comentário, e até do mural a gente retira se quiser, mas os únicos que retiro são os idiotas ou ofensivos, e quase não aparecem, agora me explica o que eu preciso ser pra achar o genesis hj um rascunho do que foi, e ter passado a maior rasteira no Gabriel que todo mundo sabe, e que o phill era e é um puta de um invejoso que nunca vai chegar a sombra do que foi e é o Gabriel? Eu não inventei a história, só que se eu fosse fã de alguém poderia tomar as dores, mas mesmo que não amasse o trabalho do PG acho que ele não mereceu mas só fez bem pra ele.
    Cresceu e se tornou o que é e o Genesis? Mas fique a vontade, quero sua opinião, ok?
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Peter Gabriel é PHoDa.Genesis bom é Genesis com PG (Ô fase boa).Quanto aos musicos salvou-se o Hackett.
    Quanto ao post...bom demmmaaais!

    ResponderExcluir